Sistemas de reconhecimento individual de consumidores através do uso da biometria estão revolucionando a forma como as empresas interagem com seus clientes. Sensores especiais que mapeiam os vasos sanguíneos localizados na palma da mão, por exemplo, permitem aos bancos reconhecerem quem está no caixa eletrônico efetuando uma transação bancária. Leitores de impressões digitais, análisadores da íris, reconhecedores de voz, além dos leitores das veias da mão, são alguns dos novos recursos tecnológicos já existentes que permitem a identificação precisa de cada indivíduo. Na visão de alguns futurologistas, isso vai permitir às empresas reconhecerem em tempo real os seus clientes e atenderem individualmente a seus desejos.
Seria o novo estágio do marketing 1 a 1, onde a tecnologia mapeia com precisão as pessoas e proporciona aos serviços de marketing, informações para o tratamento personalizado de cada indivíduo. O filme Minory Report é um exemplo clássico dessa visão: enquanto os consumidores passeiam pelas ruas, outdoors detectam sua presença e através da leitura da íris dos olhos de cada um, anunciam propagandas direcionadas aos gostos e perfis individuais, inclusive chamando as pessoas pelos seus nomes. Dirigido pelo cineasta Steven Spielberg, o filme é ambientado em 2054. A previsão sobre o tratamento individualizado dos consumidores, sem dúvida, parece ser uma tendência do marketing. O avanço da tecnologia como ferramenta para suportar essa tendência também é inquestionável.
O que não parece correto é o tempo que os futurologistas prevêem para isso começar a acontecer. Se a melhora nos serviços de atendimento ao consumidor com tratamento individualizado das suas necessidades seguir os passos da última década, parece que vamos conseguir chegar no futuro esperado apenas por volta de 3054!
Nenhum comentário:
Postar um comentário